• Frentes Versos

[Oscar 2020] Episódio I - O Globo de Ouro

\\ CINEMA


Por Gabriel Solti Zorzetto, Colaboração para Frente & Versos

Imagem/reprodução


A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pelo tradicional Golden Globe Awards, é um órgão de votação muito diferente da Academia. Tem menos de 100 membros votantes espalhados pelo mundo e com o mesmo peso de influência. Por isso, tentar prever o Oscar através do Globo de Ouro geralmente é um exercício de especulação.

No entanto, por ser a primeira grande cerimônia da temporada de premiações, sempre dá indícios do que virá pela frente. Vamos a uma breve análise dos principais indicados, em ordem de favoritismo, e prováveis vencedores para a noite desse domingo (5).


Best Motion Picture – Drama

1. The Irishman 2. Marriage Story 3. Joker 4. 1917 5. The Two Popes


Comentário: O épico de Martin Scorsese, “The Irishman”, é o grande favorito da temporada. Vem conquistando diversos prêmios da crítica e acumula nomeações que o fortalecem para o Oscar. “Marriage Story”, também da Netflix, corre por fora. É um trabalho bem diferente, mas que pode surpreender. Já “Joker”, o melhor filme inspirado em quadrinhos da década, é a isca para atrair o público mais jovem, porém com poucas chances nesta categoria, assim como “1917”, grandioso trabalho sobre a Primeira Guerra Mundial e o singelo “The Two Popes”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.



Best Motion Picture – Musical or Comedy

1. Once Upon a Time in Hollywood 2. Jojo Rabbit 3. Rocketman 4. Dolemite Is My Name 5. Knives Out


Comentário: Um dos grandes baratos do Globo de Ouro é a divisão entre drama e comédia, que dá a chance de mais filmes serem premiados. O problema é que, em alguns casos, as definições dos gêneros são bem forçadas. É o caso de “Once Upon a Time in Hollywood”, de Quentin Tarantino, que têm pinceladas cômicas, mas jamais pode ser classificado como uma comédia. Acaba que, por ser um filme superior aos demais, é favorito ao prêmio. O arriscado “Jojo Rabbit” e o musical “Rocketman”, sobre Elton John, correm por fora. Enquanto os agradáveis “Dolemite Is My Name” e “Knives Out” completam a lista de forma merecida.


Best Performance by an Actor in a Motion Picture – Drama

1. Joaquin Phoenix – Joker 2. Adam Driver – Marriage Story 3. Antonio Banderas – Pain and Glory 4. Johnathan Pryce – The Two Popes 5. Christian Bale – Ford v Ferrari

Comentário: A grande surpresa da lista foi o esnobe de Robert De Niro por “The Irishman”, até então um dos grandes favoritos. Nesse caso, o Coringa de Joaquin Phoenix larga na frente de seu principal concorrente Adam Driver, por “Marriage Story”.


Best Performance by an Actress in a Motion Picture – Drama

1. Renee Zellweger – Judy 2. Scarlett Johansson – Marriage Story 2. Charlize Theron – Bombshell 4. Saoirse Ronan – Little Women 5. Cynthia Erivo – Harriet


Comentário: Categoria ainda nebulosa. Se der a lógica, Renne Zellweger vencerá por “Judy”, filme mediano em que a atriz interpreta Judy Garland. Ela já venceu uma série de prêmios do circuito da crítica americana e desponta como favorita. Quem poderia superá-la é Scarlett Johansson, em um dos seus melhores trabalhos por “Marriage Story”.


Best Performance by an Actor in a Motion Picture – Musical or Comedy

1. Taron Egerton – Rocketman 2. Leonardo DiCaprio – Once Upon a Time in Hollywood 3. Eddie Murphy – Dolemite Is My Name 4. Daniel Craig – Knives Out 5. Roman Griffin Davis – Jojo Rabbit


Comentário: Taron Egerton vem fazendo forte campanha, especialmente ao lado do astro Elton John, e é favorito. Ao contrário de Leonardo DiCaprio - o nome de maior peso na lista, mas que pouco deu as caras nessa temporada de premiações.


Best Performance by an Actress in a Motion Picture – Musical or Comedy

1. Awkwafina – The Farewell 2. Beanie Feldstein – Booksmart 3. Ana de Armas – Knives Out 4. Emma Thompson – Late Night 5. Cate Blanchett – Where’d You Go, Bernadette?


Comentário: Pode ser o principal prêmio da temporada para o singelo filme chinês “The Farewell”, que vem ganhando torcida para uma presença mais contundente no Oscar, além da provável indicação para Filme Estrangeiro.


Best Performance by an Actor in a Supporting Role in Any Motion Picture

1. Brad Pitt – Once Upon a Time in Hollywood 2. Joe Pesci – The Irishman 3. Al Pacino – The Irishman 4. Tom Hanks – A Beautiful Day in the Neighborhood 5. Anthony Hopkins – The Two Popes


Comentário: Com certeza é a categoria mais disputada da temporada. O favorito, desde o lançamento de “Once Upon a Time...” é Brad Pitt, até porque ele nunca ganhou um Oscar por atuação. A ideia parecia iniciar uma campanha para premiá-lo, coroando sua carreira. Ele já venceu alguns prêmios menores, no entanto, disse que não faria campanha, o que abriu espaço para as lendas Joe Pesci e Al Pacino, sensacionais em “The Irishman”, entrarem de vez na briga. Tom Hanks, excelente como Fred Rogers em "A Beautiful Day in the Neighborhood" também pode surpreender.


Best Performance by an Actress in a Supporting Role in Any Motion Picture

1. Laura Dern – Marriage Story 2. Jennifer Lopez – Hustlers 3. Margot Robbie – Bombshell 4. Kathy Bates – Richard Jewell 5. Annette Bening – The Report


Comentário: Laura Dern, que interpreta uma advogada em “Marriage Story” desponta como favorita, apesar de pouco tempo em cena. Ao contrário de Jennifer Lopez, do fraco “Hustlers” e Margot Robbie, de “Bombshell”, quase protagonistas em seus respectivos filmes e que correm por fora na disputa.


(Os textos de colaboração não expressam necessariamente a opinião da F&V)

©2019 por Frente & Versos. Criado com Wix.com