• Matheus Lopes Quirino

Museu do Prado tem exposição de pintores da família real portuguesa

\\ ARTE

Além do acervo magistral que a instituição espanhola retém em seu palácio das artes, com obras de Francisco de Goya, Diego Velázquez, Tintoretto, El Greco, o Prado disponibilizou em plataformas virtuais tours por exposições que lá estavam em cartaz, antes da pandemia do Covid-19 encastelar todos em casa.

Por Matheus Lopes Quirino

Na pintura de Bernardo López, Maria Isabel de Bragança, rainha da Espanha, como fundadora do Museu do Prado


O museu do Prado não fechou suas portas aos espectadores, ao menos virtualmente. Além do acervo magistral que a instituição espanhola retém em seu palácio das artes, com obras de Francisco de Goya, Diego Velázquez, Tintoretto, El Greco, o Prado disponibilizou em plataformas virtuais tours por exposições que lá estavam em cartaz, antes da pandemia do Covid-19 encastelar todos em casa.

Uma delas é sobre o cotidiano da dinastia de Bourbon, que traz obras do século XIX, de pintores italianos como Giuseppe Trono e Domenico Duprá. Lá estão personagens familiares dos brasileiros que têm afinidade com a história do próprio país. Ambos foram pintores da corte portuguesa no período em que o Brasil estava sob o comando da coroa portuguesa.

Carlota Joaquina por Mariano Salvador Maella


Tendo seu trabalho reconhecido pela corte portuguesa, Duprá foi retratista de Don João V, ganhando as graças do monarca ao pintar com traços verossímeis – incluindo a opulência, física e administrativa do rei – a ascensão da Casa dos Orleans de Bragança. Trono também teve grande parte de sua obra encomendada pelos aristocratas, sendo seus retratos mais famosos de Don João VI e de Maria I, a rainha louca.


Retratos da princesa Carlota Joaquina à dama da Espanha Maria Isabel de Bragança estão entre os muitos retratos de aristocratas daquela dinastia.

As pinturas, maioria retratos, podem ser impressas por quem visitar esses acervos em boas resoluções. As técnicas variam de óleo sobre tela ou cartão a pastel, estando na coleção naturezas mortas, paisagens e retratos de pessoas comuns e crianças da corte.

Na programação de 200 anos do Museu do Prado, o visitante é convidado a assistir a série documental ‘Una noche en el Prado’, em parceria com a RTVE. Além do acervo, o museu disponibilizou uma programação especial e educativa para famílias e crianças.


mais informações: museodelprado.es

©2019 por Frente & Versos. Criado com Wix.com