• Frentes Versos

Terra da fantasia

\\ CRÔNICAS

Não dava para fritar um ovo no asfalto, hoje, seguramente, não sei como as pombas não viraram frango do KFC.

Por Affonso Duprat, Colaboração para Frente & Versos


O Verão é um adversário musculoso, raivoso, imperioso, impiedoso, tosco. Ele está do outro lado do ring com luvas de box. Eu, friorento, com luvas de lã, magricela. Ele bate na casa dos quarenta. Aí! Como pode o Verão chegar com essa grosseria por aí? Por enquanto, o aquecimento global é fábula para os poderosos. Ah, eles esquecem que estão do outro lado do ring, como este, a ser interceptado e espancado por um Verão cada vez mais quente, e um inverno cada vez mais impiedoso com luvas de silicone a estalar nos seios da face em sinusites e problemas respiratórios.

Os cabelos já estão queimados de sol. À noite chega a poeira. As pessoas andam por aí com os cachorros, e os cachorros andam por ai com as pessoas, mas suas línguas estão estiradas para fora da boca – quando não, também, a dos donos. Se fosse um cachorro, diria “Não me tosse, porra”. Simples, o pelo dos cachorros conserva a temperatura dos bichinhos. A língua que regula tudo. É um lance físico e cachorresco.

Sinto saudades das épocas em que o Verão era verão, sem maiúscula. Sem brutalidade, sem músculos e tapas. Era apenas uma estação em que a família pulava no passageiro de um carro velho e seguia rumo à praia, cantando canções folclóricas e esquecendo de passar protetor solar. Era verão, era aceitável, vá lá, trinta e um graus. Não mais quarenta. Não dava para fritar um ovo no asfalto, hoje, seguramente, não sei como as pombas não viraram frango do KFC.

O Verão não mede seus golpes. Geleiras desabam e ursos polar usam tanga de crochê. Coitados. Os pinguins andam desnorteados, aparecendo com lugares nada a ver. Como o Brasil. Talvez exista uma agência de propaganda na Antártida, onde os caras são bons marqueteiros para pinguins. “Embarque para o Brasil, a Terra da Fantasia”. A Terra da Fantasia, com as devidas dose de spanking do calor, os pinguins serão os próximos a caírem na rede fast-food. Ah, fica a sugestão para costume de carnaval.

©2019 por Frente & Versos. Criado com Wix.com