• Frentes Versos

Vendas de vinil superam as de CDs pela primeira vez desde os anos 80

\\ ARTE

Por conta da pandemia, muitos lançamentos foram adiados para o segundo semestre. O mês de setembro, porém, deu o pontapé para uma série de grandes trabalhos que foram e ainda serão disponibilizados.

Por Gabriel Solti Zorzetto*, colaboração para Frentes Versos De acordo com um relatório divulgado pela Recording Industry Association of America, sobre o estado da indústria musical nos Estados Unidos, pela primeira vez desde os anos 80 as vendas de vinil superaram as de CDs. As vendas de álbuns de vinil aumentaram 4%o desde o primeiro semestre de 2019, somando US$ 232 milhões.

Embora a pandemia do coronavírus tenha visto as vendas de música sendo ligeiramente impactadas pelo fechamento de lojas de discos e locais afins, a indústria da música ainda experimentou um grau de crescimento no 1º e 2º trimestre de 2020. O relatório também revela que a receita gerada por downloads digitais (U$ 351 milhões de dólares) e vendas físicas (U$ 376 milhões de dólares), caiu pela primeira vez abaixo da receita criada por serviços de streaming suportados por anúncios como o YouTube (U$ 421 milhões de dólares).Apesar disso, a receita de streaming suportada por anúncios ainda foi maior do que as vendas físicas e downloads digitais durante esse período.

Principais lançamentos de 2020 começam a sair

Por conta da pandemia, muitos lançamentos foram adiados para o segundo semestre. O mês de setembro, porém, deu o pontapé para uma série de grandes trabalhos que foram e ainda serão disponibilizados. Aqui vai uma breve lista:

The Rolling Stones - Goats Head Soup (Deluxe Edition)

Os Rolling Stones relançaram, no último dia 4, o álbum Goats Head Soup, de 1973, em versão remasterizada. O material chegou a público por meio da Universal Music em diversos formatos, como CD simples e duplo, streaming, edições em vinil e box set com 4 CDs. Curiosamente, as três canções inéditas disponíveis nesta versão poderiam tranquilamente ter sido as melhores do álbum se lançadas à época. “Criss Cross”, “All the Rage” e a parceria com Jimmy Page e Rick Grech (Blind Faith) em “Scarlet” são verdadeiros presentes aos fãs da banda.



The Stray Cats - Rock This Town: From LA to London

O lendário trio de rockabilly, The Stray Cats,  presenteou seus fãs, no último dia 11, através de um registro ao vivo com gravações de sua turnê especial comemorativa de 40 anos que aconteceu em 2019: Rocked This Town: From LA to London.






Queen + Adam Lambert - Live Around The World

Depois de rodarem o mundo em diversos shows, a banda Queen lançará o primeiro álbum de músicas ao vivo com o vocalista Adam Lambert. A parceria entre os artistas começou em 2009, quando se apresentaram juntos pela primeira vez. Queen + Adam Lambert Live Around the World estará disponível mundialmente no dia 2 de outubro. O disco também terá formato vinil além de opções DVD e Blu-ray com alguns dos shows ao vivo.

Bruce Springsteen - Letter To You

The Boss está de volta. Bruce Springsteen anunciou que em 23 de outubro lançará um novo álbum de inéditas, e liberou aos seus fãs a canção "Letter To You", que também é o nome do disco. O álbum foi feito em apenas cinco dias, gravado no estúdio da casa de Bruce, em Nova Jersey. Com este novo trabalho, Springsteen retorna pela primeira vez com a E Street Band desde 2016.



Elvis Costello - Hey Clockface

Depois de lançar algumas faixas inéditas, Elvis Costello anunciou o lançamento de seu novo disco pro final deste ano. Hey Clockface está programado para 30 de Outubro via Concord Records. Será o 31º álbum da frutífera discografia do músico britânico, autor de temas como “Alison”, “Oliver’s Army” e “Pump It Up”.




*É jornalista, com passagens pela Fox News e ESPN.

(Os textos de colaboração não expressam necessariamente a opinião da FV)

©2019 por Frente & Versos. Criado com Wix.com